Culinária

Desde 2004, com técnica, dedicação e critério, trabalhamos para adaptar no Brasil, com a maior fidelidade possível, as hortaliças, os grãos, as especiarias e frutas tipicamente peruanos.

A base da nossa cozinha vem do nosso sítio, em condições de solo e clima adequados, em São José do Vale do Rio Preto, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, entre os 650 e 750 metros de altitude.

Nossos esforços foram recompensados.

Hoje oferecemos no Intihuasi produtos colhidos diretamente da "Pachamama" (a sagrada Mãe Terra, na língua quíchua dos Inkas):

Huacatay (Tagetes minuta), erva aromática e tonificante, usada para a “ocopa” de aji, em diversos molhos, pestos e infusões.

Ají amarillo (Capsicum baccatum, pendulum), especie de pimenta originária do Peru, onde se utiliza há mas de 5.000 anos

Ají limo (Capsicum sinense), pimenta forte cultivada dos 400 ao 1.500 metros de altutide, em clima húmido, a temperaturas de 18 a 24oC.

Rocoto (Capsicum pubescens), pimenta muito intensa, com tamanho e formato parecidos aos do tomate, de aroma e sabor muitos diferenciados.

Pimentão Piquillo (Capsicum annuum L, Grossum), pimentão adocicado e suculento, originario do litoral e baixa serra peruana. Utilizado pelos pré-inkas e popularizado pelos espanhóis a partir do século XVI.

Maiz Morado (Zea mays L., Kculli), variedade azulada, lilás e preta, nativa do Peru, muito nutritiva. É antioxidante, hipocolestrerônico, vasodilatador, antidiabético e antimutagênico, utilizado em infusões e sucos, em pó ou farinha para sobremesas.

Camote (Ipomoea batatas), batata doce peruana - o Peru possui a maior diversidade de camotes do mundo, cultivados há mais de 8.000 anos entre os 300 e os 2.300 metros de altitude. O sabor costuma ser bem mais doce e aromático do comum, e a textura, mais suave, lembra a da abóbora. As cores da polpa podem variar do amarelado ao laranja vivo ou até mesmo lilás.

Caigua (Cyclanthera pedata), do qíchua “Q’aywa”, é uma hortaliça cujo fruto, suculento e maduro, é rico em fósforo, cálcio, ferro, selênio, magnêsio e zinco, além de vitamina C e lipoproteínas de baixa densidade.

Em breve poderemos oferecer Granadilla (Passiflora ligularis peruviana) e Aguaymanto (Physalis peruviana).


Intihuasi: a natureza faz toda a diferença!

Horta Intihuasi

Horta Intihuasi

Horta Intihuasi

Horta Intihuasi

Horta Intihuasi

Horta Intihuasi

Horta Intihuasi

Horta Intihuasi

Horta Intihuasi